segunda-feira, 4 de abril de 2011

.: Raízes e Asas:.

Gosto muito de ler a revista Vida Simples, é uma revista que tem um conteúdo diferenciado e mais elaborado sobre sentimentos, comportamento e cotidiano. E sempre priorizando a reciclagem, a preservação da natureza, enfim, a vida do homem em harmonia com o planeta.


Neste mês, na coluna Pensando Bem do escritor e educador Eugenio Mussak, o tema é a Infância Perdida, onde ele discute que as crianças, por estarem em formação, precisam ser ensinadas a lidar com os limites. E que assim, disciplinando-as estaremos as ensinando a se tornarem adultos livres. Pois, a disciplina, ao contrário do que imaginamos, não aprisiona e sim, é um instrumento de libertação. Ela nos ajuda a nos organizarmos, e se bem usada nos permite realizarmos mais coisas e termos mais tempo para o prazer. Como por exemplo, nas crianças, o prazer de brincar depois de cumprida as tarefas. Assim estaremos construindo adultos responsáveis e livres.


Mas, dentre essa discussão, o que mais me chamou a atenção, foram as palavras de Kant, um filósofo alemão, em que diz: Aos pequenos, "raízes e asas". As raízes nos prendem a essência, ao imutável, ao eterno, e nos dão a segurança de ter com quem contar e para onde voltar se nada dar certo. As asas permitem o voo da vida, a descoberta e a construção de infinitas possibilidades. Ter asas significa viver a própria vida e construir seu próprio futuro.

Enfim, precisamos educar nossas crianças com limites e responsabilidades, para fortalecerem suas asas, e então, içarem vôos altos e seguros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário